sábado, 20 de junho de 2009

Como não vos posso oferecer os filmes, ofereço as pipocas


As melhores pipocas do planeta ("freiras", como são conhecidas na minha Santa Terrinha) em 20 minutos.
Quem é que usa o avental aí em casa?


1. Cobrir o fundo de uma panela ou tacho com milho.

2. Juntar um pouco de óleo, só o suficiente para untar o milho do fundo do tacho.

3. Ligar o lume (deixar no mínimo) e tapar a panela.

4. Agitar a panela quando se ouve o milho estalar; quando o barulho do milho a estalar diminuir de intensidade, desligar o lume e aguardar até deixar de se ouvir.

5. Destapar a panela e passar as pipocas para uma taça grande.

O Toque de Mestre:

1. Cobrir o fundo da panela com açúcar branco.
2. Lume no mínimo, até ficar calda.
3. Deitar pequena quantidade de pipocas novamente para dentro panela (quantidade para cobrir um pouco mais do que o fundo e ir mexendo com uma colher de pau até o açúcar ficar amarelado). A ideia é “besuntar” as pipocas com esta calda.
4. Quando o açúcar estiver amarelado retirar as pipocas para uma taça.
5. Repetir estas operações até terminarem as pipocas.


(PS - Isto é também um mimo à Pipoca mais doce - uma das matriarcas da blogosfera Portuguesa. Quem não conhece?)

3 comentários:

  1. Huuuuum, parece-me muito bem mesmo! :D

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de post, fez-me lembrar as tardes de Domingo ao borralho e o Ti Manel a fazer uma carrada freiras.

    ResponderEliminar

O que se diz por aí...

Espelho meu, espelho meu (cozinha minha, cozinha minha...)

... Haverá algum armário de tupperwares mais desarrumado do que o meu?!