quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desenvolvimento psicossexual - FREUD

(Encontrei isto...)

Estádio oral (do nascimento aos 12-18 meses)

É levando os objectos à boca que o bebé explora o meio envolvente. A sucção, necessária à alimentação, emancipa-se progressivamente dessa função, tornando-se por si mesma uma fonte de prazer, de gratificação libidinal. Com a dentição, a actividade oral diversifica-se: morder e mastigar enriquecem a panóplia de formas de exploração oral – agora mais agressiva – dos objectos.
As actividades orais são também fonte de potenciais conflitos. O conflito mais significativo deste estádio tem a ver com o processo de desmame.
Uma excessiva frustração dos impulsos erógenos ou um excesso de satisfação desses mesmos impulsos podem conduzir a um resultado semelhante: a fixação. Por fixação no estádio oral entende-se ficar psicologicamente preso a formas de obtenção do prazer que se centram na boca, nos lábios e na língua.
Por exemplo, a criança que durante o estádio oral procura meter quase tudo o que encontra na boca pode tornar-se um adulto crédulo, que acredita em tudo o que lhe dizem, “engolindo” tudo. Ou a criança que tem grande prazer em morder pode tornar-se um adulto sarcástico, possuidor de um humor “mordaz”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que se diz por aí...

Espelho meu, espelho meu (cozinha minha, cozinha minha...)

... Haverá algum armário de tupperwares mais desarrumado do que o meu?!